...3... filosofando part three... ( 3 out of 18 )


querido  filho  tauê...
querido  filho  peter...

bem...  depois  da  interrupção  da  semana  passada...
que...  graças  a  Deus...  acabou  tudo  bem...
resolvi  retomar  as  estórias  da  história  da  minha  vida...
pois  o  email  anterior  estava  um  pouco  científico  demais...
e...  nada  como  escutar  uma  estória  mais  humana...
as  opposed  to  a  story  more  scientific...

(me  parece  que  as  estórias  mais  humanas  "entram"  melhor...
são  mais  fáceis  de  digerir...)

mas  isso  não  significa  que  as  estórias  mais  cientificas...
não  tenham  seu  devido  valor...
elas  também  são  importantes...
é  como  na  vida...
às  vezes  não  estamos  muito  entusiasmados...
para  fazer  certo  tipo  de  atividade...
(tirar  a  poeira  do  quarto...  por  exemplo...)
mas  temos  que  fazê-lo  anyway...

pois  se  não  o  fizermos...
acaba  que  respiramos  aquela  poeira  toda...
que  obviamente  nos  faz  mal...

(se  bem  que  li  num  livro...  em  tom  de  piada...
 que...  está  cientificamente  provado  que...
 depois  que  a  poeira  atinge  três  centímetros  de  altura...
 não  precisa  mais  limpar...
 pois...  está  provado...
 que...  depois  dos  três  centímetros...
 é  impossível  acumular  mais  poeira...)

---   ---   ---

tínhamos  parado  a  estória...  em  recife...
aos  quatro... (ou  cinco)  anos  de  idade...
sentado...  o  dia  inteiro  no  muro...
vendo  os  poucos  carros  passarem...
pensando  em  nada...
só  saboreando  o  momento...
sem  grandes  pensamentos...
sem  grandes  preocupações...

parece  que  minha  infância  foi  seccionada...
em  períodos  de  três  em  três  anos...
os  três  primeiros  anos  de  vida...  em  boston...
os  três  seguintes...  em  recife...
e...  os  três  seguintes  (dos  seis  aos  nove  anos  de  idade...)...
no  rio de  janeiro...

mais  precisamente...  no  bairro  que  faz  fronteira...
entre  o  jardim  botânico  e  a  gávea...
numa  rua  feita  de  paralelepípedos...
com  um  trilho  de  bonde  passando...
bem  no  meio  das  pedras  de  paralelepípedos...

um  lugar  meio  parecido  com  a  vila...  em  ipanema...
onde  vocês  brincavam  com  o  juninho...
e  a  turma  de  garotos  da  vila...

o  astral  era  parecido...
jogávamos  bola...
na  calcada  (calsada)  mesmo...
sem  muita  frescura...
não  era  necessário  um  campo  de  futebol...
para  podermos  jogar  bola...

a  calçada  era  perfeita...

eu  estudava  numa  escola  pública  na  lagoa...
ia  de  bonde  para  a  escola...
aos  oito  anos  de  idade...  minha  mãe...
disse  que  eu  podia  levar  minha  irmã  clarice
(que  tinha  quatro  anos  de  idade)  para  o  kindergarten  dela...
que  ficava  bem  em  frente  a  minha  escola...

e...  essa  era  a  cena...  eu  com  oito  anos...
levando  minha  irmã  (de  quatro)  para  a  escola  dela...
e...  de  lá...
eu  seguia  para  minha  aula  do  outro  lado  da  rua...

bons  tempos...  no  violence...  uma  vida  tranquila...

minha  mãe  me  dava  o  dinheiro  exato  da  passagem  do  bonde...
na  saída...  eu  não  precisava  mais  pegar  minha  irmã...
pois  minha  mãe  já  buscava ela  que  saia  mais  cedo  do  que  eu...

então...  na  saída  da  minha  escola...
como  eu  estava  com  o  dinheiro  certinho  da  passagem...
eu  preferia...  ao  invés  de  pegar  o  bonde...
preferia  gastar  o  dinheiro  da  passagem  no  saco  de  pipoca...
e  ir  para  casa  a  pé...

chegava  lá  na  rua...  já  caia  no  joguinho  de  futebol  na  calçada...
vida  tranquila  sem  grandes  preocupações...

mas...  nem  tudo  é  um  mar  de  rosas...
em  contraste  àquela  vida  de  sonhador  de  recife...  sentado  no  muro...
sem  pensar  em  nada...  só  vivendo  a  vida...

já  no  rio  de  janeiro...
aos  oito  anos  de  idade...
passei  por  uma  experiência...
que  me  fez  ver  que  nem  tudo  é  um  mar  de  rosas...

ao  chegar  da  escola...  a  pé...
chego  na  rua...  o  pessoal  jogando  bola...
chego  falando...
" pode  mandar...!!
   chuveirinho...!!
   pra  eu  cabecear...!!..."

e...  eis  que  meus  amigos  totalmente  me  ignoraram...
como  se  eu  não  existisse...
não  deram  a  mínima  atenção  para  a  minha  presença...
fizeram  questão  de  me  ignorar  de  uma  forma...
que  eu  nunca  tinha  visto  nada  igual  em  toda  minha  vida...

neste  ponto...  não  entendi  nada...
pensei  comigo  mesmo...  "o  que  está  acontecendo...?"

perguntei  a  eles...
e  eles  me  responderam...
que  estavam  "dando  um  gelo  em  mim"...

eu  não  sabia  o  que  esta  expressão  "dar  um  gelo"  significava...
eles  me  explicaram  que  queria  dizer...
que  é  quando  uma  pessoa  para  de  falar  com  a  outra...
por  algum  motivo...

aí  eu  perguntei  qual  era  o  motivo...
eles  me  responderam...
mas  eu  até  hoje  não  me  lembro  qual  era  o  motivo...

( acho  que  eu  estava  tão  chocado  com  o  lance  do  "gelo"  em  si...
   que...  quando  eles  me  explicaram  o  motivo...
   eu  ...  talvez  não  tivesse  nem  entendido  direito  o  motivo...
   e  nem  pedi  para  eles  me  explicarem  melhor...)

fiquei  meio  atordoado  com  essa  primeira  experiência  da  minha  vida...
de  sentir  que...  a  sociedade...
o  grupo  de  amigos  tem  essa  capacidade  de  te  rejeitar...

e...  a  vida  é  uma  sequência  de  aprendizados  desse  tipo...
a  vida  vai  passando...
episódios  desse  tipo  vão  acontecendo...  regardless  of  the  age...
independentemente  da  idade  em  que  estamos...

vamos  conhecendo  as  pessoas...
passamos  a  nos  sentir  bem  com  elas...
e...  de  repente...  acontece  algo...
escutamos  algo  dessas  pessoas  que  nos  surpreende...
nos  pega  de  surpresa...

é  como  se  fosse  uma  porrada  na  cara...
a  vida...  muitas  vezes  nos  "apronta"  algo  semelhante...

mas  esse  tipo  de  coisa  não  acontece  apenas  entre  duas  pessoas...
às  vezes  tais  surpresas...  tais  decepções...
surgem  entre  uma  pessoa  e  uma  instituição...
entre  uma  pessoa  e  um  governo...
entre  uma  pessoa  e  uma  escola...
entre  uma  pessoa  e  uma  corporação  onde  trabalha...

quando  eu  estava  no  hawaii...  ainda  nos  primeiros  anos...
quando  estava  estudando  no  mestrado  em  matemática...
me  dedicando  ao  máximo  para  ser  um  straight  "A"  student...
fazia  homeworks  exageradamente  caprichados...

no  primeiro  semestre  tirei  um  "A"...
no  segundo  semestre  tirei  um  "B"...
no  terceiro  semestre  tirei  um  "B"...
no  quarto  semestre  tirei  um  "C"...

de  repente...  recebo  uma  cartinha  da  faculdade...
dizendo  que  eu  fui  colocado  em  "probation"...  ou  seja...
se  eu  não  tirasse  um  "A"  no  próximo  semestre...
seria  expulso  da  faculdade...

foi  uma  espécie  de  "porrada"  na  minha  cara...
ter  percebido  que  eles  foram  tão  "duros"  para  comigo...
eu...  que  tinha  tentado  dar  o  máximo  de  mim...
como  um  estudante  nota-dez...

mas...  dessa  vez...  no  caso  da  faculdade...
me  deixei  derrotar  demais...
por  causa  de  uma  simples  cartinha  da  faculdade...

deveria...  em  face  da  carta...  procurar  ir  lá  na  faculdade...
me  informar  melhor  sobre  o  que  estava  acontecendo...
deveria  ter  procurado  ouvir  a  opinião  dos  meus  professores...
que  me  conheciam  profundamente...

e...  não  ter  me  deixado  abater  tanto  por  uma  carta...
que  talvez  tivesse  vindo...
de  um  departamento  administrativo  da  faculdade...
que...  talvez  não  tivesse  nem  nada  a  ver...
com  o  departamento  de  matemática  em  si...

mas...  o  mundo  dá  voltas...
depois  daquela  carta...
por  coincidência...  meu  nervo  ciático  se  agravou...
ao  ponto  de  eu  não  poder  nem  sentar...  nem  ficar  de  pé...
tive...  realmente  que  desistir  da  matemática...
acabei  entrando  pra  música...  que...  sem  dúvida...
me  acrescentou  bem  mais  como  ser  humano...

e...  voltando  à  turminha  do  futebol  da  época  dos  meus  oito  anos...
depois  que...  pela  primeira  vez  na  vida...
senti  o  gostinho  amargo  de  uma  rejeição...
por  parte  do  grupo  de  amigos...

depois  disso...
felizmente...  depois  de  uns  dois  ou  três  dias...
tudo  voltou  ao  normal...
a  minha  relação  com  o  grupo  voltou  a  ser  a  mesma...

as  crianças...  em  geral...  não  guardam  muitos  rancores...
brigam  um  dia...  no  outro  já  está  tudo  bem...

essa  capacidade  de  esquecer  a  briga...
de  perdoar...
a  capacidade  de  saber  dizer...  "bola  pra  frente"...
essa  capacidade  do  ser  humano...
considero  muito  boa...

até  a  próxima...?
até  a  próxima...

quero  dar  um  abraço  muito  apertado...
em  vocês  dois...  meus  filhos...
com  carinho...
seu  pai...
               ...luis antonio...