...4... filosofando part four... ( 4 out of 18 )


querido  filho  tauê...
querido  filho  peter...

estávamos  no  rio  de  janeiro  aos  oito  anos  de  idade...
ia  pra  escola  de  bonde...
levando  minha  irmã  clarice  de  quatro  anos  de  idade...
na  volta...  preferia  voltar  a  pé...
pois  gastava  o  dinheiro  da  passagem...  na  pipoca...

a  vida  com  a  turminha  da  rua...
era  muito  boa...

morávamos  perto  da  pracinha  do  jockey club do brasil...
onde  a  turma  do  dinheiro...  ia  se  divertir...
apostando  na  corrida-de-cavalos...
um  dia...  um  dos  garotos  da  turma...
inventou  de  agente  se  reunir  para  organizar...
de  todo  mundo  passar  o  domingo  do  "grande-premio-brasil"...
cada  um  com  uma  flanela  na  mão...  cuidando  dos  carros...
do  pessoal  que  ia  jogar  nas  apostas...

foi  a  primeira  vez  que  trabalhei  na  minha  vida...
se  é  que  se  pode  chamar  isso  de  trabalho...
os  carros  iam  chegando  por  volta  do  meio-dia...
estacionavam  na  rua  lá  de  casa...
na  praça...  e...  a gente  ajudava  os  carros  a  entrar  na  vaga...
tipo  aqueles  flanelinhas...

no  final  do  "grande-premio-brasil"...
é  que  era  a  hora  da  atividade...
tínhamos  que  ir  de  carro  em  carro...
tentando  pegar  a  gorjeta...
eram  tantos...  ao  mesmo  tempo...
que...  muitos  escapavam...
era  como  se  fosse  numa  saída  de  cinema...
naquele  determinado  instante  "X"...
todos  saiam  ao  mesmo  tempo...

acabou  que...
juntamos  a  grana  que  todos  nós  arrecadamos...
e...  compramos  uma  bola-de-couro   "G.18"...
me  lembro  até  hoje  do  modelo  da  bola...  "G.18"...

---   ---   ---

aos  10  anos  de  idade...
minha  família  se  muda  de  volta  para  o  recife...

desta  vez...  ficamos  morando  na  casa  do  meu  avô...
pai  do  meu  pai...

só  que  ele  havia  falecido...  há  pouco  tempo...
e...  foi  a  primeira  (e  única)  vez  que  vi  meu  pai  chorar...
chorava  em  voz  alta...
falando...
"isso  é  terrível..."
"isso  é  terrível..."
e...  minha  mãe  lhe  consolava...

uma  cena  de  carinho...
de  amor  entre  meu  pai...  e  minha  mãe...
coisa  rara...
pois...  o  normal...  era  vê-los  brigando...  quase  o  tempo  todo...
por  besteirinhas  do  tipo...
"você  deixou  a  janela  aberta..."
(meu  pai  reclamando  da  minha  mãe...
 quando  ele  chegava  do  trabalho...
  normalmente...  cansado  e  mal-humorado...)
"você  estava...  provavelmente  lendo  o  "Time-magazine"..."
(ele...  reclamando  do  fato  de  ela...  (segundo  ele...)...
 passar  o  dia  lendo  a  revista  "Time"...)...

---   ---   ---

meu  avô  havia  falecido  recentemente...
e...  logo  depois...  minha  avó...  também...

eles  moravam  em  recife...
numa  casa  bem  grande...
com  um  quintal  enorme...
cheio  de  árvores...
numa  rua  chamada  rua  amélia...

como  meus  avós  haviam  falecido...
a  casa  ficou  meio  vazia...
quem  morava...  temporariamente  lá ...
era  uma  prima  minha  chamada  mariana...
que  morava...  também  temporariamente...  com  uma  irmã  da  minha  avó...
que  se  chamava  tia lurdes...

então...  meus  pais  resolveram  se  mudar  do  rio  de  janeiro...
de  volta  para  recife...
pois...  como  a  casa  de  meus  avós  estava...  praticamente  vazia...
nos  poderíamos  morar  lá...

neste  ponto...  aconteceu  uma  coisa  interessante...
eu...  tive  que  ir  pra  recife...  antes  da  minha  família...
pois  eu  tinha  uma  prova  de  admissão...
(para  poder  entrar  no  colégio )...numa  data...
que  era  uns  dois  meses  anterior  à  mudança  da  família  para  lá...

foi  aí ...  que...  pela  primeira  vez  na  minha  vida...
eu  viajei  de  avião...
e...  além  disso...  sozinho...  com  dez  anos  de  idade...
indo  do  rio  para  recife...
(mas  meu  pai  encontrou  um  amigo...  que  ia  no  mesmo  voo  que  eu...
  e  pediu  para  que  ele  me  acompanhasse  durante  o  voo...)

ao  desembarcar  no  aeroporto  em  recife...
estavam  lá  me  esperando...  meu  tio  marcos  (irmão  de  meu  pai...
que  se  tornou  politico..  chegou  a  ser  senador...) ...
e  sua  esposa  carolina...

a  partir  daí...  recomeçou  uma  fase  na  minha  vida...  totalmente  nova...
eu...  na  rua  amélia...  na  companhia  da  minha  prima  mariana...
... da  minha  avó...  e  de  sua  irmã  (tia lurdes)...

a  vida  delas  era  assistir  novela...
pela  primeira  vez  na  minha  vida...
entrei  no  mundo  das  novelas...
estórias  fictícias...  estórias  virtuais...
mas  que  me  puseram  em  contato  com  uma  "realidade"  da  vida...

e...  mais  tarde  pude  perceber  que...
muitos  desses  dramas  das  novelas...
podem  de  fato  acontecer...  na  vida  real...

ficamos  por  aqui...?
ficamos  por  aqui...

super-abraço  em  vocês  dois...?
super-abraço  em  vocês  dois...

até  já....
com  carinho...
seu  pai...
               ...luis antonio...