...7... filosofando part seven... ( 7 out of 18 )...

...querido  filho  tauê...
...querido  filho  peter...

ao  descrever...  no  último  email...
o  quanto  eu  agradeço  à  minha  mãe...
por  ter  tido  o carinho  e  a  habilidade...
de  me  motivar  a  ter  gosto  pelos  estudos...

ao  descrever  isso...  ficou  faltando  dizer...  que...
nesse  processo  de  "tomar  gosto  pelos  estudos"...
existe  uma  fase  de  transição...  uma  fase  meio  "dolorosa"...
uma  fase  onde a  criança  sofre...
ao  perceber  que  é  difícil  se  conformar  em  aceitar...
a  ideia  de  abrir- mão  da  vida  inocente-infantil...
e  partir  para  uma  vida  mais  "dolorosa"...
típica  das  primeiras  fases  do  aprendizado...

essa  transição  se  deu  justamente  naquela  época...
aos  dez  anos  de  idade...  na  rua  amélia...
onde  eu  estava  curtindo  muito...
poder  andar  com  os  pés  descalços  na  terra...
no  meio  das  arvores  da  casa  de  minha  avó...
(em  contra- posição  àquela  vida  dentro  de  um  apartamento...
 na  época  do  rio de janeiro...)

meus  pais  e  meus  irmãos  tinham  chegado  do  rio  para  a  rua  amélia...
em  recife...
bem  no  meio  das  férias  grandes  de  verão...
(ou  seja... dezembro,  janeiro,  fevereiro...
 já  que  o  verão  aqui  no  hemisfério-sul...
 acontece  no  período  oposto  aí  do  hemisfério  norte...)

como  eles  tinham  chegado  bem  no  meio  das  férias  de  verão...
e...  como  minha  mãe  viu  que  eu  ficava  o  dia  inteiro  sem  fazer  nada...
resolveu  me  botar  para  estudar...  nas  férias...

falou  que  era  para  eu  sentar  na  mesa  da  sala...
me  deu  um  caderno...  lápis  e  borracha...
e  disse  que  era  para  eu...  todos  os  dias...
fazer  uns  cinquenta  ou  setenta  exercícios  de  matemática...
de  um  livro  de  matemática...  chamado  "Ary Quintella"...
(que  era  o  nome  do  autor...)

...  nao  acreditei  no  que  estava  acontecendo...
eu...?...  passar  minhas  ferias  estudando  aquelas  drogas  de  exercícios...?
pô...  que  tortura....   que  ideia  mais  maluca...

sentei  naquela  cadeira  em  frente  daquele  caderno...  daquele  livro...
me  deu  um  "mal-estar"...
uma  vontade  de  reclamar...
por  que  logo  eu... ?
ter  que  estudar...?
logo  nas  férias...?

minha  mãe  notou  o  meu  desespero...
e...  tranquilamente...  pegou  o  rascunho...
e...  começou  a  me  explicar  os  exercícios...
e...  a  partir  dessa  explicação...
vi  que  eu  tinha  condições  de  ir  fazendo  os  outros  exercícios...

então...  o  que  antes  parecia  uma  tortura...
passou  a  ser  uma  coisa  boa...  um  prazer...

comecei  a  fazer  os  outros  exercícios...
como  se  fosse  uma  atividade  boa...  um  jogo...  uma  diversão...

em  resumo...  essa  é  a  magica  do  prazer-de-estudar...
depois  que  o  aluno  recebe  um  "empurrãozinho"  de  alguém...
depois  disso...  o  estudante  percebe...
que  é  capaz  de  caminhar-com-as-próprias-pernas...

e...  essa  sensação  de  independência...
lhe  dá  um  bem-estar...
uma  vontade  de  continuar  caminhando...
se  desenvolvendo...

---   ---   ---

naquela  época  o  ensino  brasileiro  se  dividia  em  três  etapas...
1...  o  primário...  dos   6   aos   10  anos  de  idade
2...  o  ginásio....   dos 11  aos   14  anos...
3...  o  científico...  dos  15  aos  17  anos...

normalmente...  aos  18  anos...  a  pessoa  estava  tentando...
fazer  a  prova  do  vestibular...  para  tentar  entrar  pra  faculdade...

como  se  tratava  de  uma  prova  muito  difícil...
normalmente  os  alunos  se  matriculavam  nos  famosos  "cursinhos"...
que  eram  pequenas  escolas  avulsas...
especializadas  em  preparar  o  pessoal  para  o  vestibular...

---   ---   ---

muito  bem...
mas...  por  que  é  que  estou  falando  sobre  isso  tudo...?

porque  naquela  época...  como  eu  tinha  dez  anos  de  idade...
eu  estava  bem  na  fronteira  entre  o  primário  e  o  ginásio...

dependendo  do  nível  da  escola  ginasial  que  o  aluno  pretendia  ingressar...
dependendo  da  escola...
se  a  escola  fosse  "puxada"...  com   um  nível  de  ensino  bom...
ela  exigia  do  aluno  que  estava  querendo  entrar  la´...
que  ele  se  submetesse  a  um  exame  de  admissão...
que...  normalmente...  era  difícil...

(é  como  se  fosse  uma  espécie  de  vestibularzinho...
 só  que  do  primário  para  o  ginásio...
 ao  invés  do  científico  para  a  faculdade...)

então...  um  dia  vi  uns  garotos  passando  na  rua  com  um  uniforme...
pareciam  fantasiados  de  soldadinhos...
com  aquele  uniforme  cor  marrom-claro...
duas  listras  verticais  vermelhas  acompanhando  a  calca-comprida...
e  aquele  chapeuzinho  vermelho....
o  famoso  "cap"  tipo  aquelas  aeromoças...
só  que  vermelho...  combinando  com  as  listras  vermelhas  da  calça...

achei  aquilo  o  máximo...
crianças...
fantasiadas  de  soldadinhos  de  verdade...

perguntei  a  minha  mãe  que  uniforme  era  aquele...
ela  me  explicou  que  era  dos  alunos  do  colégio-militar...
uma  escola  boa...  com  um  ensino  bom...

perguntou  se  eu  gostaria  de  tentar  fazer  a  prova de  admissão  para  lá...

disse  que  sim...
bastante  contente  de  saber  que  eu  iria  entrar  numa  escola...
onde  o  uniforme  dos  alunos  era  igual  ao  dos  soldados  de  verdade...

e  assim  começou  uma  nova  trajetória  na  minha  vida...
onde...  mais  tarde...  passei  a  me  arrepender  muitíssimo...
dessa  (infeliz)  ideia  de  querer  entrar  para  uma  escola...
onde  os  alunos  se  fantasiavam  de  soldadinhos-de-chumbo...
com  o  "cap"  vermelho...

ficamos  por  aqui...
meus  queridos  filhos...

ficam  com  Deus...
tudo  de  bom...
super-abraço...
seu  pai...
               ...luis antonio...