...6... filosofando part six... ( 6 out of 18 )


querido  filho  tauê...
querido  filho  peter...

minha  família  tinha  chegado  em  recife...
na  rua  amélia...
a  casa...  cheia  de  árvores...  dos  meus  avós...

junto  com  a  família...  veio  a  mania  do  meu  pai...
de  adorar  a  natação...

assim  que  chegou  em  recife...
uma  das  primeiras  coisas  que  ele  fez...
foi  colocar  eu  e  a  ana emilia  na  natação...
do  clube  português...
um  clube  que  ficava  a  cerca  de  um  quilômetro  lá  de  casa...

então...  tudo  mudou  na  minha  vida...
o  enfoque  não  estava  mais  direcionado  às  árvores...
eu  tinha  que  ir  para  o  colégio  de  manhã...
e...  à  tarde  para  o  clube  português...
para  praticar  natação...

a  vida  continuava  tranquila...
apesar  das  atividades...

nadar  no  nordeste...
era  bem  mais  prazeroso  do  que  nadar  no  rio de janeiro...
a  água  do  rio...  era  bem  mais  gelada...
em  recife...  era  aquela  água  gostosa...
e...  nos  dias  quentes...
a  natação  torna-se  até  um  prazer...

minha  irmã  ana emilia...
já  estava  dando  sinais  de  que  ela  tinha  um  bom  potencial...
para  ser  uma  espécie  de  campeã  de  natação...
essa  mania  de  natação  que  meu  pai  nos  envolveu  já  era  antiga...
antes  mesmo  de  irmos  para  recife...  ainda  no  rio...
eu  e  a  ana emília  já  nadávamos  no  botafogo...

e...  desde  aquela  época...
me  lembro  bem  do  primeiro  dia  em  que  meu  pai  nos  levou  lá...
no  botafogo  para  nos  apresentar  ao  técnico  de  natação...

tinham  dois  técnicos...
um  era  o  técnico  argentino...  que  se  chamava  "Carranza"...
e...  o  outro  era  o  técnico  dos  nadadores  de  segunda-linha...
(que  não  tinham  muito  futuro...  em  termos  de  campeonato...)
esse  técnico  dos  iniciantes  se  chamava..."Rui"...

Aí  meu  pai  me  levou  junto  com  minha  irmã...  lá  no  botafogo...
fala  com  o  técnico  Carranza...
eu  e  minha  irmã...  caímos  na  piscina...
demos  uma  nadadinha  para  o  técnico  nos  avaliar...

e...  ai´ o  técnico  Carranza  fala  pro  meu  pai...
..."é  obvio...  ela...(ana emilia )...  fica  comigo"...

e...  neste  ponto  ficou  uma  dúvida...  naturalmente...  parada  no  ar...
"...  e...  quanto  a  ele...?"...  alguém  perguntou...

ai´ o  Carranza  responde...
ele...  (é  obvio...)  vai  pro  Rui...

---   ---   ---

ficou  aquela  coisa  meio  estranha  no  ar...
porque...  afinal...
qual  era  a  diferença  fundamental  entre  eu  e  minha  irmã...?

talvez  porque  eu  tinha  um  par  de   pernas  finas  demais...?

não  sei...
a  coisa  foi  colocada  de  uma  forma...  como  se  não  houvesse  dúvidas...
"a  ana emilia...  obviamente...  vai  ser  minha  aluna...
  mas  esse  (ratinho  ai´...)...  é  óbvio....  vai  pro  Rui..."

nada  disso  foi  dito...  é  claro...
mas...  o  jeito  com  que  ele  falou...
"ele...?  ...  vai  pro  Rui..."

o  jeito  com  que  ele  falou...  foi  mais  ou  menos  significando  isso...
que  eu  ...  obviamente  não  tinha  as  condições  físicas...
necessárias  para  me  tornar  um  campeão...
seria  uma  "burrice"...
um  desperdício  pensar  que  eu  poderia  ser  um  dia  campeão...

mas...  eu  não  levei  nada  disso  muito  a  sério...
fui  pro  Rui...
minha  irmã  foi  pro  Carranza...

treinávamos  todos  os  dias...
ainda  no  rio...  no  botafogo... antes...
um  ou  dois  anos  antes  de  nos  mudarmos  para  recife...
um  frio  danado...
era  meio  tortura  termos  que  enfrentar  esse  frio...
principalmente  nas  horas  do  "tiro"...
onde  nadávamos  a  piscina  de  25  metros...  dando  o  máximo  de  velocidade...
depois  saiamos  da  piscina  para  entrar  na  fila...
para  nadar  novamente  mais  um  tiro  de  25...
saía  d´água...  entrava  na  fila... etc...
nessa  de  sair  da  água  e  entrar  na  fila  é  que  batia  o  frio  brabo...
por  causa  do  vento...

então...  deslocando  essa  estória  da  piscina  gelada  do  botafogo...
no  rio  de  janeiro...
para  a  piscina  do  clube  português  em  recife...
com  aquela  temperatura  super- agradável...
que  só  uma  piscina  numa  região  de  muito  calor  como  o  nordeste...
pode  oferecer...  ah...  então  valeu...
a  natação  no  recife  era  algo  bom...  era  algo  prazeroso...

---   ---   ---

minha  mãe  resolve  comprar  um  piano  usado...
coloca  lá  na  casa  da  rua  amélia...
me  ensinou  a  tocar  uma  música  italiana...
curti...  de  montão...

aos  sábados  à  tarde  tinha  umas  festinhas  de  dança  no  clube  português...
agente  ia  lá ...  dançava...  com  as  outras  pessoas  da  natação...
era  legal...

um  dia...  uma  garota  começou  a  me  beijar...
meu  pai  viu  e  me  deu  uma  bronca...
(fiquei  meio  sem  graça...)

anos  mais  tarde...  quando  meu  pai  já  estava  fazendo  psico-terapia...
ele  me  pedia  que  eu  contasse  cenas  do  passado  entre  eu  e  ele...
quando  contei  o  lance  do  clube  português...
ele ...  apesar  de  não  se  lembrar  do  lance...
ficou  super- surpreso  consigo  próprio...
sem  entender  porque  ele  teria  dado  aquela  bronca...
(como  se  tivesse  feito  uma  burrice  danada...)

a  minha  relação  com  meu  pai...  não  era  muito  frequente...
a gente  não  se  encontrava  muitas  vezes...
isso  era  devido  ao  fato  de  ele  trabalhar  muito...
estava  sempre  trabalhando  de  montão...
e...  quando  chegava  em  casa...
normalmente...  estava  cansado...

já  com  minha  mãe  era  diferente...
durante  toda  a  minha  vida...
sempre  tive  muito  papo  com  ela...

ela...  além  de  contar  estórias...
sabia  ensinar  de  uma  maneira  que  não  dava  mais  para  esquecer...

me  ensinou  a  matemática  básica...
como  resolver  problemas  de  matemática...
português...  geografia...  inglês...
sentava  comigo  em  frente  a  um  toca-discos...
e  escutávamos  o  disco  dos  beatles...
onde  ela  ia  traduzindo  para  mim...
o  significado  das  canções...

o  disco  era  o  sargent  pepper´s  lonely  heart  club  band...
eu  ia  lendo  a  letra  impressa  no  verso  da  capa  do  "long-play"...
(em  inglês)...
e  ela  ia  me  explicando  o  significado  em  português...

na  música...  "a  day  in  the  life..."
onde  eles  cantam...

I read the news today oh boy
About a lucky man who made the grade
And though the news was rather sad
Well I just had to laugh...

ela  me  explicava  que  a  expressão  "made  the  grade"...
estava...  ali  naquele  contexto...  significando... "conseguiu  passar"...
no  sentido  de  "conseguiu  passar  para  a  outra  dimensão"...
ou  seja...  "morreu"...

e...  assim...  eu  ia  recebendo  dela...  todos  esses  ensinamentos...
de  uma  forma  tranquila...
aprendendo...  não  só o  inglês...
mas  várias  outras  matérias...

depois  que  recebia  esse  empurrão  inicial  dela...
a  partir  daí...  eu  ia  aprendendo  por  mim  mesmo...

desta  forma...  passei  a  sentir  prazer  ao  estudar...
tomei  gosto  pelos  estudos...

mesmo  porque...  percebi...
que  o  estudo...  é  como  se  fosse  uma  chave...
que  dá  acesso  a  novos  horizontes...

por  exemplo...
atualmente...  domino  bem  o  português...  e  o  inglês...

mas...  se  algum  dia...  eu  quiser  ir...  por  exemplo...  à  europa...
ou  alguma  ilha  colonizada  pelos  franceses...
se...  eu  me  antecipar...  e  começar  a  estudar  o  francês...  desde  já...
esse  conhecimento...  me  daria  condições...
de  me  comunicar  com  pessoas  desses  países  que  só  sabem  o  francês...
(por  exemplo)...

em  outras  palavras...  o  conhecimento  nos  permite  acessar  pessoas...
lugares...  de  uma  forma  bem  mais  plena...
de  uma  forma  bem  mais  profunda...

mas  isso  não  quer  dizer  que  possamos  saber...
todos  os  conhecimentos  do  mundo...
isso...  obviamente  é  impossível...

mas...  com  a  ajuda  da  minha  mãe...
comecei  a  sentir  gosto  pelos  estudos...
comecei  a  sentir...  que  eu  era  capaz  de  pegar  um  livro...
lê-lo..  entende-lo...e  curtir  os  ensinamentos  apreendidos  no  livro...

com  o  tempo...  percebi...  também...  que  nem  todos  os  livros  são  bons...
é  preciso  saber  escolher...  o  que  vale  a  pena  investir  a  atenção...
e  o  que  não  merece  nossa  atenção...

vou  parando  por  aqui...
deixando...  desde  já  um...
enorme...  enormessíssimo...
bem  apertado...
super-abraço...
em  vocês  dois...

até  já...
se  agasalhem  bastante...
que  o  frio  está  chegando...

um  grande  abraço...
seu  pai...
               ...luis antonio...